Anuncio

-

Estudo Disciplinar

Contabilidade Intermediária
3º e 4º semestre 2011/2
Estudo Disciplinar
Orientações:
O aluno deverá acessar o sistema de Disciplina online ( conforme manual  anexo).
As questões que devem ser respondidas e comentadas para correção e validação, estão abaixo descritas. ( para toda a turma) 3º e 4º semestre. Sem exceção.
Importante.: As questões abaixo não corresponde com a numeração do sistema, desta forma o aluno deverá identifica-las para responder .
Data limite para realização: 30 de Outubro 20011.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Att, Profª Selma




Caro Aluno,


Seja bem vindo.


Nesta nossa disciplina trataremos do detalhamento maior das demonstrações contábeis mais utilizadas (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado de Exercício. Em um primeiro momento o aluno verá mais detalhadamente o Balanço Patrimonial e sua estrutura, para logo depois adentrar na Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), observando os resultados operacionais, não operacionais, financeiros e de correção monetária.
Olhando para o Balanço Patrimonial (BP), serão mostradas as diversas classificações dentro do BP, sempre observando os critérios de liquidez, e qual a melhor classificação das contas.
O próximo passo é tentar corrigir as distorções provocadas pelas variações de preços, por meio da correção de alguns ativos e passivos não circulantes.

Lembrando que você aluno é quem administrará seu próprio tempo, nossa sugestão é que você dedique ao menos “5” horas por semana para esta disciplina, estudando a bibliografia sugerida, por meio de consultas a livros e artigos/textos, além de realizar os exercícios de auto avaliação, dispostos ao longo dos módulos da disciplina.  Uma boa forma de fazer isso é já ir planejando o que estudar e fazer a programação conforme seu ritmo e o calendário escolar.

Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados e, para cada assunto, a leitura fundamental e a leitura complementar sugerida.  No mínimo você deverá buscar entender bem o conteúdo da leitura fundamental, só que essa compreensão será maior, se você acompanhar, também, a leitura complementar. A leitura fundamental irá nortear seus estudos, e leitura complementar, como o próprio nome diz, apresentará informações complementares e até de aprofundamento do conteúdo. Ao longo dos estudos, caso o aluno siga a sugestão de estudo, espera-se uma melhor compreensão do conteúdo e aproveitamento dos estudos.

a – Conteúdos (assuntos) e leituras sugeridas


Assuntos/módulos
Leituras Sugeridas
Fundamental
Complementar
1 – Balanço Patrimonial

         Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado – Aspectos Contábeis, Legais e Societários (Livro texto – Cap. 6)
         Balanço Patrimonial – uma introdução (Livro complementar, Cap. 4.
         Balanço Patrimonial – grupo de contas (Livro complementar, Cap. 5).
2 – Demonstração de Resultado de Exercício - Geral
         Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado – Aspectos Contábeis, Legais e Societários (Livro texto – Cap. 6)
         Demonstração do Resultado do Exercícios (Livro Complementar, Cap. 7)

Nota: ver as referências bibliográficas, para maior detalhamento das fontes de consulta indicadas

b – Avaliações

Como é de seu conhecimento, você estará obrigado a realizar uma série de avaliações ao longo do semestre, cabendo a você tomar conhecimento do calendário dessas avaliações (geralmente disponibilizado junto ao manual do aluno, entregue a cada início de semestre letivo, ou informado pelo coordenador auxiliar do curso) e da marcação das datas das suas provas, dentro dos períodos especificados.

Por outro lado, é importante destacar que uma das formas de você se preparar para as avaliações é realizando os exercícios de auto avaliação, disponibilizados para você neste sistema de disciplinas online. O que tem que ficar claro, entretanto, é que os exercícios que são requeridos em cada avaliação não são a repetições dos exercícios da auto avaliação. Além do mais, o aluno pode consultar outras fontes para fazer mais exercícios, conforme bibliografia sugerida.

Para sua orientação, informamos na tabela a seguir, os assuntos que serão requeridos em cada uma das avaliações às quais você estará sujeito:


Conteúdos a serem exigidos nas avaliações

Avaliações
Assuntos
Exercícios de auto avaliação relacionados
NP1
Do módulo 1 ao módulo 2
Todos os exercícios
NP2
Do módulo 1 ao módulo 2
Todos os exercícios
Substitutiva
Toda a matéria
Todos os exercícios
Exame
Toda a matéria
Todos os exercícios



C – Referências bibliográficas

         Livro texto

         FEA/USP Equipe de Professores. Coordenação Sérgio de Iudícibus. Contabilidade introdutória (Livro texto). 11a ed., São Paulo: Atlas, 2010.

         FEA/USP Equipe de Professores. Coordenação Sérgio de Iudícibus. Contabilidade introdutória (Livro de exercícios). 10a ed., São Paulo: Atlas, 2006 (4ª. tiragem).

         Leitura Complementar
         MARION, J.C. Contabilidade Básica. (Livro Texto). 10ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.
         MARION, J.C. Contabilidade Básica  (Livro de Exercícios). 10ª edição. São Paulo: Atlas, 2009


StatusHabilitado Conteúdo
Caro aluno,
Nesse módulo veremos a Estrutura do Balanço Patrimonial, os grupos de contas e classificação das contas. O Balanço Patrimonial, como representação do Patrimônio de uma organização, tem uma estrutura formal, baseada na Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09, que mostra as suas divisões e os grupamentos de contas, classificados pelo critério de liquidez..
O Balanço Patrimonial, é primeiramente classificado por ordem de liquidez decrescente, ou seja, o que é mais fácil de se tornar dinheiro para o que é mais difícil de se transformar em dinheiro. Pensando dessa forma, iremos encontrar, por exemplo a conta Caixa como sendo a mais líquida, portanto, classificada na parte de cima do Balanço Patrimonial, enquanto teremos uma conta de Equipamentos, classificada bem mais abaixo no Balanço Patrimonial.
Seguindo a lógica da classificação por ordem de liquidez, o Balanço Patrimonial é classificado em grupos de contas, que obedecem essa ordem, além de representar também os bens de estrutura da empresa e a composição de seu capital. Assim, o Balanço Patrimonial fica classificado da seguinte forma:
 

Balanço Patrimonial - Lei 11.941/09
Ativo
Passivo
Ativo Circulante
Passivo Circulante
Ativo não Circulante
Passivo não Circulante
 - Realizável a Longo Prazo

 - Investimento
Patrimônio Líquido
 - Imobilizado                         
Capital Social
 - Intangível
 Reservas

 Veremos, caso a caso, o conteúdo e a classificação dos grupos existentes no Balanço Patrimonial
Ativo
Ativo - Ativo são as aplicações de recursos em bens, direitos, da empresa que podem ser medidos monetariamente, trazem benefícios presentes e futuros, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados

O grupo Ativo Circulante não houve alteração o grupo Realizável a Longo Prazo, após a alteração da lei 6.404/76 está

classificada dentro do ativo não circulante. Subgrupo do ativo de menor grau de liquidez, ou seja, que se transformarão em dinheiro mais lentamente o grupo Ativo Permanente alterou quanto a nomenclatura, era subdividido em investimento, imobilizado e diferido, com a alteração a Lei 11.638/07, o ativo não circulante é subdividido o realizável a longo prazo conforme citado acima, investimento, imobilizado, e intangível.

Investimento são aplicações de recursos que tem como objetivos gerar resultados positivos para entidade, como exemplo, participação permanente em outras empresas.

Imobilizado são os bens e direitos que tenham por objeto bens corpóreos (tangíveis) que são utilizados para o funcionamento da atividade da companhia ou da empresa.

A depreciação dos bens são determinadas pela empresa pelo tempo de vida útil de cada bem.
Os bens incorpóreos que eram classificados como imobilizado em intangível, agora tem um subgrupo de ativo intangível, estão classificados dentro do ativo não circulante, são os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade.
O diferido seriam as despesas pré-operacionais, e os gastos de reestruturação que resulte aumento no Exercício Social. Se o diferido não puder ser reclassificado para outro grupo de contas, poderão permanecer sob esta rubrica até
sua completa amortização.
Passivo - São apresentadas no passivo as obrigações da companhia, subdividindo-se em Passivo Circulante e Exigível a Longo Prazo. De acordo com a lei 11.638/07, todas as obrigações não classificadas no passivo circulante devem ser classificadas no passivo não circulante, isto é, obrigações cuja liquidação não se espera que ocorra dentro do ciclo operacional da empresa, serão classificadas no passivo não circulante antes classificado como exigível a longo prazo. Dentre as classificações do passivo, a mais significativa diferença entre a lei 6.404/76 e a lei 11.638/07 está na utilização do subgrupo de resultados de exercícios futuros onde o seu objetivo é abrigar receitas já recebidas que efetivamente devem ser reconhecidos nos anos futuros. Com a Lei 11.941 este subgrupo foi revogado.
Patrimônio Líquido - O último grupo que compõem o Balanço Patrimonial, o Patrimônio Líquido teve alteração onde deverá, segundo o § 2º do art. 178 da Lei consolidado das Sociedades por Ações 6.404/76, ser estruturado de acordo com os seguintes subgrupos: capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Abaixo veremos as principais mudanças ocorridas no patrimonial líquido:
Ajuste de avaliação patrimonial - Antes da alteração existia o subgrupo
Reservas de Reavaliação agora será classificado como ajuste de avaliação patrimonial - que representam acréscimos derivados da diferença entre o valor contábil e o valor de mercado.
Passivo
Passivo Circulante: as obrigações (dívidas) que vencem até o exercício social seguinte. Exemplo: Salários.
Passivo não Circulante: as obrigações com vencimento após o exercício social seguinte. Exemplo: Financiamentos.
Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido contém as contas que representam os investimentos dos proprietários da empresa, as reservas advindas dos resultados e ações da própria empresa (ações em tesouraria). Dividem-se nos seguintes grupos:
·        Capital Social: o capital subscrito, e caso haja, a parcela ainda não realizada.
·        Reservas de Capital: ágio na subscrição de ações.
·        Reservas de Lucros: apropriação dos lucros da organização ao longo do exercícios. Dividem-se em Reservas Legais (imposição legal), Reservas Estatutárias (por estatuto da organização) e outras Reservas.
·        Ações em Tesouraria: conta redutora do Patrimônio Líquido, que representa a devolução de capital a certos sócios.
Exemplo
A Empresa CI1 apresenta em um Balancete de Verificação as seguintes contas:


Balancete de Verificação
Fornecedores
$20.000
Títulos a Receber (longo prazo)
$6.000
Clientes
$11.000
Capital Social
???
Reservas de Lucros
$16.000
Salários a Pagar
$2.000
Caixa
$7.000
Investimentos em Outra Cias.
$13.000
Patentes
$3.000
Imóveis
$28.000


Pede-se:
Classificar o Balanço Patrimonial em ordem de liquidez, mostrando os grupos patrimonias, e determinar o valor do Capital Social da Empresa.
Resolução


Balanço Patrimonial
Ativo


Passivo

Ativo Circulante


Passivo Circulante

Caixa
7.000

Fornecedores
20.000
Clientes
11.000

Salários a Pagar
2.000
Ativo Realizável a Longo Prazo




Títulos a Receber
6.000

Patrimônio Líquido

Investimentos


Capital Social
30.000
Investimentos em outras Cias.
13.000

Reservas de Lucros
16.000
Imobilizado




Imóveis
28.000



Intangível




Patentes
3.000








Total
68.000

Total
68.000

Dessa forma classificamos as contas por ordem de liquidez, dentro de cada grupo do Balanço Patrimonial, e pela diferença, o valor do Capital Social.


 1.A conta Perda Estimada para Créditos de Liquidação Duvidosa, no Balanço Patrimonial é considerada como:
*A Dedução de Duplicatas a Receber
B Acréscimo de Patrimônio Líquido
C  Dedução de Ativo Permanente
 D Acréscimos de Passivo Circulante
E  Acréscimos ao Ativo Circulante Sugestão :

Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.
StatusHabilitado Enunciado

 2.Durante o mês de setembro, uma empresa foi registrada na Junta Comercial e captou recursos totais de $ 64.000, sendo $ 40.000 dos sócios sob a forma de Capital Social e $ 24.000 de terceiros, destes 2/3 a título de financiamentos de longo prazo e 1/3 como receitas. Os referidos recursos foram aplicados no mesmo mês, sendo $ 23.800 em Mercadorias para Revenda; $ 9.590 em Aplicações Financeiras de Curto Prazo, $ 6.135 na compra de Máquinas e Equipamentos; $ 18.350 na concessão de Empréstimos a Terceiros e o restante em despesas.
Assim, o total do Patrimônio Líquido será:
*A.$ 41.875
B.$ 64.000
C.$ 57.875
D.$ 56.000
E.$ 6.125
Sugestão :

Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.

3.A empresa apresentava o seguinte Balancete de Verificação:
Caixa                                                                            100
Duplicatas a Receber                                                      8.000
Encargos Sociais a Recolher                                           1200
Reservas de Lucros                                                        2.500
Estoque de Mercadorias                                                 4.000
Impostos a Recolher                                                      1.300
Reservas de Capital                                                       1.000
Bancos conta Movimento                                               900
Móveis e Utensílios                                                        1.400
Fornecedores                                                                2.500
Capital Social                                                                 5.200
Duplicatas Descontadas                                                 3.000
Depreciação Acumulada                                                   800
          Veículos                                                                       2000
          Salários a pagar                                                            1500
           Imóveis para renda                                                      1000
         
         

Com base nessas informações, o Ativo Não Circulante, totalizou:

*A.$ 3.600
B$ 1.400
C$ 5.200
D$ 1.200
E$ 2.000
Sugestão :

Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.

4.A empresa apresentava o seguinte Balancete de Verificação:
Caixa                                                                                                100
Duplicatas a Receber                                                                    8.000
Encargos Sociais a Recolher                                                       700
Reservas de Lucros                                                           2.500
Estoque de Mercadorias                                                               4.000
Impostos a Recolher                                                                      1.300
Reservas de Capital                                                                      1.000
Bancos conta Movimento                                                              900
Móveis e Utensílios                                                                        1.400
Fornecedores                                                                                 2.500
Capital Social                                                                                 3.200
Duplicatas Descontadas                                                               3.000
Depreciação Acumulada de Móveis e Utensílios                       800
           
Com base nessas informações, o Passivo Circulante, totalizou:
A   2.500
B $ 5.500
C $ 4.500
*D $ 7.500
E $ 2.000
Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.



5.

*A conta Lucros Acumulados, antes das destinações:
Atem sempre saldo credor
B pode ter saldo devedor, se o resultado do exercício for negativo.
 C é retificadora do Patrimônio Líquido.
D é creditada nas transferências para constituição de Reservas.
 E é debitada nas reversões de Reservas anteriormente constituídas.
 Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.

6.  
Ações em tesouraria é utilizada pela Sociedade Anônima para registrar a aquisição de ações:
*A De sua própria emissão
B Emitidas por coligadas
C Emitidas por controladas
DDestinadas à revenda
E Destinadas a investimentos de caráter permanente
Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.



7.  

ATIVO

PASSIVO

ATIVO CIRCULANTE
15.500
PASSIVO CIRCULANTE
10.500
Caixa
1.000
Duplicatas a Pagar
5.000
Mercadorias
6.000
Duplicatas Descontadas
3.000
Duplicatas a Receber
7.000
Impostos a Recolher
2.500
Capital a Integralizar
1.500




PATRIMÔNIO LÍQUIDO
23.000
ATIVO NÃO CIRCULANTE
18.000
Capital Social
21.000
Veículos
15.000
Reservas de Lucros
2.000
Móveis e Utensílios
10.000


Depreciação Acumulada
(7.000)






TOTAL
33.500
TOTAL
33.500



Analisando a natureza das contas que integram o Balanço acima e considerando que o saldo de cada conta está correto, podemos afirmar que:
o Balanço Patrimonial está corretamente apresentado, pois está fechado com o somatório de 33.500
AC 15.500 + ANC 18.000 = Total 33.500
PC 10.500 + PL 23.000 = Total 33.500

*B 
o Balanço Patrimonial está errado, pois a conta Capital a Integralizar deve reduzir o Capital Social. O correto seria:
AC 14.000 + ANC 18.000 = Total 32.000
PC 10.500 + PL 21.500 = Total 32.000

o Balanço Patrimonial está errado, pois a conta Duplicatas Descontadas deve reduzir Duplicatas a Receber. O correto seria:
AC 12.500 + ANC 18.000 = Total 30.500
PC  7.500 + PL 23.000 =  Total 30.500

o Balanço Patrimonial está errado, pois a conta Duplicatas Descontadas deve reduzir Duplicatas a Pagar e a conta Capital a Integralizar deve reduzir Capital Social. O correto seria:
AC 14.000 + ANC 18.000 = Total 32.000
PC  4.500 + PL 21.500 =  Total 26.000

o Balanço Patrimonial está errado, pois a conta Duplicatas Descontadas deve reduzir Duplicatas a Receber e a conta Capital a Integralizar deve reduzir Capital Social. O correto seria:
AC 11.000 + ANC 18.000 = Total 29.000
PC  7.500 + PL 21.500 =  Total 29.000

Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.



8.  
A Cia. Universal apresentava os seguintes saldos:

Caixa e Bancos                                                                   2.400
Fornecedores                                                                      10.000
Capital Social                                                                      25.000
Móveis e Utensílios                                                 24.000
Provisão para Imposto de Renda Diferido                      4.500
Aplicações Financeiras                                                     3.900
Obrigações Tributárias – LP                                             1.800
Participações em Controladas                                         6.400
Salários a Pagar                                                                 5.600
Duplicatas Descontadas                                                    2.500
Impostos a Recolher                                                           4.100
Estoques                                                                              4.300
Dividendos a Pagar                                                2.600
Despesas Antecipadas                                                     2.300
Reservas de Lucro                                                              6.700
Contas a Pagar                                                                   2.200
Duplicatas a Receber                                                        9.500
Reservas de Capital                                                           2.500
Gastos com desenvolvimento de produtos                     5.500
Empréstimos Compulsórios                                              5.100
Bens e Valores Diversos – LP                                          7.200
Depreciação Acumulada                                                   5.400
Impostos a Recuperar                                                        2.300

Com base nas Informações, o valor do Ativo Circulante é de:                                   

A $ 22.200
 *B $ 24.700
 C $ 29.400
D $ 28.600
E $ 19.900
Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.


9.

A Cia. Universal apresentava os seguintes saldos:

Caixa e Bancos                                                    2.400
Fornecedores                                                       10.000
Capital Social                                                        25.000
Móveis e Utensílios                                               24.000
Provisão para Imposto de Renda Diferido              4.500
Aplicações Financeiras                                          3.900
Obrigações Tributárias – LP                                   1.800
Participações em Controladas                               6.400
Salários a Pagar                                                   5.600
Duplicatas Descontadas                                        2.500
Impostos a Recolher                                            4.100
Estoques                                                             4.300
Dividendos a Pagar                                               2.600
Despesas Antecipadas                                          2.300
Reservas de Lucro                                               6.700
Contas a Pagar                                                    2.200
Duplicatas a Receber                                            9.500
Reservas de Capital                                              2.500
Gastos com desenvolvimento de produtos          5.500
Empréstimos Compulsórios                                  5.100
Bens e Valores Diversos – LP                                7.200
Depreciação Acumulada                                       5.400
Impostos a Recuperar                                          2.300


Com base nas Informações, o valor do Realizável a Longo Prazo é de:                                   

A $ 5.100
 B Zero
*C $ 12.300
D $ 18.700
E $ 14.600
Sugestão :

Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.


10.
A Cia. Universal apresentava os seguintes saldos:

Caixa e Bancos                                                                   2.400
Fornecedores                                                                      10.000
Capital Social                                                                      25.000
Móveis e Utensílios                                                             24.000
Provisão para Imposto de Renda Diferido                      4.500
Aplicações Financeiras                                                     3.900
Obrigações Tributárias – LP                                             1.800
Participações em Controladas                                         6.400
Salários a Pagar                                                                 5.600
Duplicatas Descontadas                                                    2.500
Impostos a Recolher                                                           4.100
Estoques                                                                              4.300
Dividendos a Pagar                                                2.600
Despesas Antecipadas                                                     2.300
Reservas de Lucro                                                              6.700
Contas a Pagar                                                                   2.200
Duplicatas a Receber                                                        9.500
Reservas de Capital                                                           2.500
Gastos com desenvolvimento de produtos                     5.500
Empréstimos Compulsórios                                              5.100
Bens e Valores Diversos – LP                                          7.200
Depreciação Acumulada                                                   5.400
Impostos a Recuperar                                                        2.300

Com base nas Informações, o valor do Ativo Não Circulante é de:                                       

A  
$ 12.300
*B  
$ 42.800
C  
$ 30.500
D   
$ 5.500
E  
$ 35.900
Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.

11.  

Ativo                                                          Passivo
Caixa                             27.000                 Fornecedores                 100.000
Bancos                           63.000                 Salários a pagar             
Mercadorias
Móveis e Utensílios        150.000
Duplicatas a receber      100.000

                                                                  Patrimônio Líquido
                                                                  Capital                            250.000                                                                                             Reservas de Lucros         50.000

Considerando os dados acima e sabendo-se que o passivo é igual ao Ativo Não Circulante, indique a opção que contém os saldos das contas Mercadorias e Salários a pagar, respectivamente:
A $ 150.000 e $ 110.000
*B $ 110.000 e $ 50.000
C $ 60.000 e $ 110.000
 D $ 60.000 e $ 50.000
E $ 50.000 e $ 110.000
Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.

12.  
Todas as contas utilizadas pela contabilidade podem ser classificadas em dois grupos
*A patrimoniais e de resultado
B patrimoniais e do patrimônio liquido
 C patrimoniais e de despesas
D patrimoniais e de receitas
 E Ativas e de Resultado
 Sugestão :



Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.



13. Enunciadoconvencionalmente são de natureza devedora
A contas do ativo e passivo
B contas do ativo e de receita
* C contas do ativo e de despesas
D contas de despesas e de receitas
E  contas passivas e de receitas
Sugestão :
 
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.
14.
Segundo a Lei Nº 6.404/76 e nova redação dada pela Lei Nº 11.941/2009, no passivo, contas serão classificadas nos seguintes grupos:
A   
Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Exigível a Longo Prazo.
B   
Passivo Circulante e Passivo Não Circulante, dividido em exigível a longo prazo e resultados de exercícios futuros.
*C   
Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido.
D   
Passivo Circulante e Passivo Não Circulante, dividido em Exigível a Longo Prazo,  Resultados de Exercícios Futuros e Patrimônio Líquido.
E   
Passivo Circulante e Passivo Não Circulante Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido.
Sugestão :
 
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.
15.  
  
Assinale a opção que representa uma afirmativa incorreta.

Reservas de capital representam, genericamente, acréscimo ao patrimônio líquido que não transitam por conta de resultado da companhia nem são provenientes de reavaliação de ativos.

Reservas de lucros representam, genericamente, a retenção de parcelas provenientes de ganhos, com o objetivo de preservar o patrimônio líquido de uma sociedade.

A depreciação dos bens representa a diminuição de seu valor em conseqüência do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.

Reservas de lucros representam, genericamente, a retenção de parcelas provenientes dos ganhos da entidade, com o objetivo de preservar o patrimônio líquido para posterior destinação.

*E 
Um imóvel que a diretoria não tem a intenção de vender e que é alugado a terceiros, por não ter emprego na exploração da atividade da empresa, deve ser classificado como ativo não circulante -  imobilizado.

Sugestão :
Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.

16. Os itens abaixo contêm agrupamentos de três contas cada um. Assinale aquele que só contém contas com o mesmo tipo de saldo:
A  Reservas Estatutárias, Provisão para Perdas de Estoque, Despesas.
B Duplicatas a Pagar, Duplicatas a Receber e Duplicatas Descontadas.
CICMS sobre Vendas, ICMS a Recuperar e ICMS a Recolher.
D Provisão para Férias, Provisão para Imposto de Renda e Despesas de Provisão para Créditosde Liquidação Duvidosa.
*E  Ações de Coligadas, Ações de Controladas e Ações em Tesouraria.

Sugestão :
 Capítulo 3 – Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (Uma abordagem Preliminar) e Parte III – Foco no aprofundamento do Balanço Patrimonial, do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion.
DRE
Caro aluno,
O segundo módulo da disciplina irá apresentar a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), que como o próprio nome diz, é a demonstração sobre os resultados (lucros ou prejuízos) que a empresa apresentou em determinado período.
A DRE, assim como o Balanço Patrimonial, apresenta uma estrutura formal, composta de Receitas, Custos e Despesas. A partir das Receitas, são deduzidos os custos e despesas, para se apurar o resultado da empresa no período.
  Receitas
  Vendas: Produtos, Mercadorias, Serviços
 Despesas: Sacrifícios ocorridos para a obtenção de receitas
  Custos: Ligados à produção ou aos produtos comprados e revendidos
  Perda: Algo incomum, inesperado
A DRE sempre começa a partir de uma Receita; na sequência aparecem os custos e as despesas.
Obs: podem aparecer outras receitas, mais específicas.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência, gerando informações significativas para a tomada de decisão. Na DRE houve algumas alterações observando o quadro abaixo podemos ver algumas diferenças, nas despesas não operacionais e na participação do lucro. No art 187 do inciso IV da Lei SAs diz que as receitas e despesas não operacionais classificadas após a mensuração que resulta o lucro ou prejuízo operacional, serão considerados como outras receitas e

outras despesas.

E a redação dada pela Lei 11.941/ 09 altera para:

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.


Estrutura Básica de uma DRE
  Receita Bruta Vendas
  (-) Deduções da Receita ( abatimento, desconto comercial, impostos sobre vendas, devoluções)
  (=) Receita Líquida de Vendas
  (-) Custos das Mercadorias Vendidas (CMV)/ Custo dos Produtos Vendidos ( CPV) / Custo dos Serviços Prestados (CSP)
  (=) Lucro Bruto
  (-) Despesas Operacionais
  Administrativas
  Vendas
  (+/-) Resultados Financeiros
  Receitas Financeiras
  Despesas Financeiras
Variação Cambial
Outras Despesas financeiras
  (=)  Lucro Antes do  Imposto de Renda (LAIR)
  (-)  Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social
 (=)  Resultado antes das participações
(-) Participações de debentures, de empregados, de administradores, partes beneficiárias
(=) Lucro Líquido do Exercício
O Resultado é transferido para o Balanço Patrimonial (Patrimônio Líquido, em Reservas), ou distribuído para os acionistas, sob a forma de Dividendos.
Exemplo:
A empresa CI2 apresenta as seguintes contas de resultado:
CMV: $12.000;
Despesa de Depreciação: $3.000;
Receita de Vendas: $29.000;
Despesa com Salários: $4.000;
Devolução de Vendas: $2.000;
Despesas de Aluguel: $5.000.
Pede-se: elaborar a DRE e apurar o resultado do exercício
Resolução:
Receita Bruta de Vendas                           $29.000
(-) Deduções da Receita
                Devolução de Vendas                ($2.000)
(=) Receita Líquida de Vendas                  $27.000
(-) CMV                                                      ($12.000)
(=) Lucro Bruto                                             $15.000
(-) Despesas Administrativas
                Salários                                        ($4.000)
(-) Outras
                Aluguel                                         ($5.000)
                Depreciação                                 ($3.000)
(=) Lucro do exercício                                   ($3.000)


17. StatusHabilitado Enunciado 
Determine o valor do lucro ou prejuízo Líquido do exercício com base nas seguintes informações, quando aplicáveis:

·         Prejuízo na venda de participações societárias pelo
método de equivalência patrimonial       R$ 500,00
·         Despesas pré-operacionais diferidas       R$ 200,00
·         Participação de empregados no lucro       R$ 400,00
·         Impostos sobre o lucro       R$ 3.200,00
·         Despesas pagas antecipadamente       R$ 100,00
·         Lucro operacional      R$ 8.000,00
*a   3.900
b  3.700
c   3.600
d   4.600
e   3.800

 
18.Analise as informações abaixo, desconsiderando os aspectos tributários. O Custo das Mercadorias Vendidas e o Resultado Operacional Líquido do período são respectivamente:
Compras de Mercadorias                                        55.000
Despesas com Aluguéis                                              1.500
Despesas com Propaganda                                        3.000
Despesas com Salários                                              6.000
Devolução de Compras de Mercadorias                1.000
Devolução de Vendas de Mercadorias                1.000
Estoque Final de Mercadorias                            10.000
Estoque Inicial de Mercadorias                            20.000
Fretes sobre Compras de Mercadorias                     400
Receita com Vendas de Mercadorias                80.000
Receitas Financeiras                                              3.000
Seguros sobre Compras de Mercadorias                1.200
a  $  62.400  e  $  9.100
b  $  63.200  e  $  8.300
*c  $  65.600  e  $  5.900
d  $  67.600  e  $  3.900
e  $  62.400  e  $  3.900


19. StatusHabilitado Enunciado 
Considerando os dados abaixo:
            Bancos                                              25.000
            Caixa                                                    5.000
            Capital                                                 200.000
            Custos                                                            320.000
            Despesas                                          60.000
            Duplicatas a Receber                         50.000
            Edifícios de uso                                  135.000
            Móveis e Utensílios                             15.000
            Prejuízos Acumulados               20.000
            Vendas                                                420.000
Pode-se afirmar que o Patrimônio Líquido, após a apuração de Resultados, é de:
a $ 670.000
b $ 250.000
*c $ 220.000
d $ 200.000
e $ 180.000

20. 
A Cia. Argentina apresentava os seguintes saldos em seu Balancete de Verificação:

Impostos, Abatimentos e Devoluções de Vendas                     2.000
Prejuízos Acumulados                                                                    10.000
Reservas de Capital                                                                      2.300
Marcas e Patentes                                                                         2.400
Despesas Administrativas                                                8.000
Depreciação Acumulada                                                               19.000
Empréstimos a Receber de Controladas                                    3.800
Contas a Pagar                                                                               2.000
Outros Créditos a Receber – CP                                     2.500
Duplicatas a Receber                                                                    10.000
Estoques                                                                                         14.300
Receitas Financeiras                                                                     4.500
Despesas de Operações Não Continuadas                               2.000
Aplicações Financeiras                                                                 6.000
Capital Social                                                                                 40.000
Despesas Antecipadas                                                                 5.000
Fornecedores                                                                                 10.000
Outras Receitas Operacionais                                                      1.000
Caixa e Bancos                                                                              1.900
Impostos a Pagar                                                                           800
Reservas de Lucro                                                                         3.200
Despesas de Vendas                                                                    16.000
Financiamentos – LP                                                                     16.700
Vendas                                                                                 132.000                                           
Duplicatas Descontadas                                                               800
Outras Despesas Operacionais                                                   500
Provisão para Imposto de Renda                                     4.000
Depósitos Judiciais                                                                        600
Custo dos Produtos Vendidos                                                      90.000
Participações em Controladas                                                     5.300
Edifícios                                                                                           33.000                                                                     
Considerando-se que as contas estão erroneamente apresentadas, após e devida classificação de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, e que o valor do resultado já foi transferido para o Patrimônio Líquido, o valor do Ativo Não Circulante, será:
A  . 
$ 4.400
B.
$ 19.300
C  
$ 21.700
*D  
$ 26.100
E   $ 16.400
Sugestão :
Capítulo 6 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion

21.  
A Cia. Argentina apresentava os seguintes saldos em seu Balancete de Verificação:

Impostos, Abatimentos e Devoluções de Vendas                     2.000
Prejuízos Acumulados                                                                    10.000
Reservas de Capital                                                                      2.300
Marcas e Patentes                                                                         2.400
Despesas Administrativas                                                8.000
Depreciação Acumulada                                                               19.000
Empréstimos a Receber de Controladas                                    3.800
Contas a Pagar                                                                               2.000
Outros Créditos a Receber – CP                                     2.500
Duplicatas a Receber                                                                    10.000
Estoques                                                                                         14.300
Receitas Financeiras                                                                     4.500
Despesas de Operações Não Continuadas                               2.000
Aplicações Financeiras                                                                 6.000
Capital Social                                                                                 40.000
Despesas Antecipadas                                                                 5.000
Fornecedores                                                                                 10.000
Outras Receitas Operacionais                                                      1.000
Caixa e Bancos                                                                              1.900
Impostos a Pagar                                                                           800
Reservas de Lucro                                                                         3.200
Despesas de Vendas                                                                    16.000
Financiamentos – LP                                                                     16.700
Vendas                                                                                 132.000                                           
Duplicatas Descontadas                                                               800
Outras Despesas Operacionais                                                   500
Provisão para Imposto de Renda                                     4.000
Depósitos Judiciais                                                                        600
Custo dos Produtos Vendidos                                                      90.000
Participações em Controladas                                                     5.300
Edifícios                                                                                           33.000                                              

Considerando-se que as contas estão erroneamente apresentadas, após e devida classificação de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, e que o valor do resultado já foi transferido para o Patrimônio Líquido, o valor do Passivo Circulante, será:


A  $ 15.300 * B $ 12.800 C $ 12.000 D $ 29.500 E $ 16.700 Sugestão :

Capítulo 6 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion

22. 
A Cia. Argentina apresentava os seguintes saldos em seu Balancete de Verificação:

Impostos, Abatimentos e Devoluções de Vendas                     2.000
Prejuízos Acumulados                                                                    10.000
Reservas de Capital                                                                      2.300
Marcas e Patentes                                                                         2.400
Despesas Administrativas                                                8.000
Depreciação Acumulada                                                               19.000
Empréstimos a Receber de Controladas                                    3.800
Contas a Pagar                                                                               2.000
Outros Créditos a Receber – CP                                     2.500
Duplicatas a Receber                                                                    10.000
Estoques                                                                                         14.300
Receitas Financeiras                                                                     4.500
Despesas de Operações Não Continuadas                               2.000
Aplicações Financeiras                                                                 6.000
Capital Social                                                                                 40.000
Despesas Antecipadas                                                                 5.000
Fornecedores                                                                                 10.000
Outras Receitas Operacionais                                                      1.000
Caixa e Bancos                                                                              1.900
Impostos a Pagar                                                                           800
Reservas de Lucro                                                                         3.200
Despesas de Vendas                                                                    16.000
Financiamentos – LP                                                                     16.700
Vendas                                                                                 132.000                                           
Duplicatas Descontadas                                                               800
Outras Despesas Operacionais                                                   500
Provisão para Imposto de Renda                                     4.000
Depósitos Judiciais                                                                        600
Custo dos Produtos Vendidos                                                      90.000
Participações em Controladas                                                     5.300
Edifícios                                                                                           33.000                                              

Considerando-se que as contas estão erroneamente apresentadas, após e devida classificação de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, e que o valor do resultado já foi transferido para o Patrimônio Líquido, o valor do Passivo Não Circulante, será:
A $ 19.200 B $ 35.500 C $ 12.800 D $ 29.500 *E $ 16.700 Sugestão :
Capítulo 6 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion

23. A Cia. Argentina apresentava os seguintes saldos em seu Balancete de Verificação:

Impostos, Abatimentos e Devoluções de Vendas                     2.000
Prejuízos Acumulados                                                                    10.000
Reservas de Capital                                                                      2.300
Marcas e Patentes                                                                         2.400
Despesas Administrativas                                                8.000
Depreciação Acumulada                                                               19.000
Empréstimos a Receber de Controladas                                    3.800
Contas a Pagar                                                                               2.000
Outros Créditos a Receber – CP                                     2.500
Duplicatas a Receber                                                                    10.000
Estoques                                                                                         14.300
Receitas Financeiras                                                                     4.500
Despesas de Operações Não Continuadas                               2.000
Aplicações Financeiras                                                                 6.000
Capital Social                                                                                 40.000
Despesas Antecipadas                                                                 5.000
Fornecedores                                                                                 10.000
Outras Receitas Operacionais                                                      1.000
Caixa e Bancos                                                                              1.900
Impostos a Pagar                                                                           800
Reservas de Lucro                                                                         3.200
Despesas de Vendas                                                                    16.000
Financiamentos – LP                                                                     16.700
Vendas                                                                                 132.000                                           
Duplicatas Descontadas                                                               800
Outras Despesas Operacionais                                                   500
Provisão para Imposto de Renda                                     4.000
Depósitos Judiciais                                                                        600
Custo dos Produtos Vendidos                                                      90.000
Participações em Controladas                                                     5.300
Edifícios                                                                                           33.000                                              

Considerando-se que as contas estão erroneamente apresentadas, após e devida classificação de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, e que o valor do resultado já foi transferido para o Patrimônio Líquido, o valor do Lucro Líquido do Exercício, será:
A $ 17.000  B $ 19.000 *C $ 15.000 D $ 10.500 E $ 21.000 Sugestão :

Capítulo 6 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion


24.  
A Cia. Argentina apresentava os seguintes saldos em seu Balancete de Verificação:

Impostos, Abatimentos e Devoluções de Vendas                     2.000
Prejuízos Acumulados                                                                    10.000
Reservas de Capital                                                                      2.300
Marcas e Patentes                                                                         2.400
Despesas Administrativas                                                8.000
Depreciação Acumulada                                                               19.000
Empréstimos a Receber de Controladas                                    3.800
Contas a Pagar                                                                               2.000
Outros Créditos a Receber – CP                                     2.500
Duplicatas a Receber                                                                    10.000
Estoques                                                                                         14.300
Receitas Financeiras                                                                     4.500
Despesas de Operações Não Continuadas                               2.000
Aplicações Financeiras                                                                 6.000
Capital Social                                                                                 40.000
Despesas Antecipadas                                                                 5.000
Fornecedores                                                                                 10.000
Outras Receitas Operacionais                                                      1.000
Caixa e Bancos                                                                              1.900
Impostos a Pagar                                                                           800
Reservas de Lucro                                                                         3.200
Despesas de Vendas                                                                    16.000
Financiamentos – LP                                                                     16.700
Vendas                                                                                 132.000                                           
Duplicatas Descontadas                                                               800
Outras Despesas Operacionais                                                   500
Provisão para Imposto de Renda                                     4.000
Depósitos Judiciais                                                                        600
Custo dos Produtos Vendidos                                                      90.000
Participações em Controladas                                                     5.300
Edifícios                                                                                           33.000                                              
           
Considerando-se que as contas estão erroneamente apresentadas, após e devida classificação de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, e que o valor do resultado já foi transferido para o Patrimônio Líquido, o valor do Patrimônio Líquido, será:


*A $ 35.500 B $ 40.000 C $ 30.000 D $ 45.500 E $ 65.000 Sugestão :

Capítulo 6 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion

25.

A Cia. Argentina apresentava os seguintes saldos em seu Balancete de Verificação:

Impostos, Abatimentos e Devoluções de Vendas                     2.000
Prejuízos Acumulados                                                                    10.000
Reservas de Capital                                                                      2.300
Marcas e Patentes                                                                         2.400
Despesas Administrativas                                                8.000
Depreciação Acumulada                                                               19.000
Empréstimos a Receber de Controladas                                    3.800
Contas a Pagar                                                                               2.000
Outros Créditos a Receber – CP                                     2.500
Duplicatas a Receber                                                                    10.000
Estoques                                                                                         14.300
Receitas Financeiras                                                                     4.500
Despesas de Operações Não Continuadas                               2.000
Aplicações Financeiras                                                                 6.000
Capital Social                                                                                 40.000
Despesas Antecipadas                                                                 5.000
Fornecedores                                                                                 10.000
Outras Receitas Operacionais                                                      1.000
Caixa e Bancos                                                                              1.900
Impostos a Pagar                                                                           800
Reservas de Lucro                                                                         3.200
Despesas de Vendas                                                                    16.000
Financiamentos – LP                                                                     16.700
Vendas                                                                                 132.000                                           
Duplicatas Descontadas                                                               800
Outras Despesas Operacionais                                                   500
Provisão para Imposto de Renda                                     4.000
Depósitos Judiciais                                                                        600
Custo dos Produtos Vendidos                                                      90.000
Participações em Controladas                                                     5.300
Edifícios                                                                                           33.000                                              

Considerando-se que as contas estão erroneamente apresentadas, após e devida classificação de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, e que o valor do resultado já foi transferido para o Patrimônio Líquido, o valor do Lucro Bruto, será:


A $ 132.000 *B $ 40.000 C $ 114.000 D $ 130.000 E $ 116.000 Sugestão :

Capítulo 6 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do livro Contabilidade Empresarial de José Carlos Marion

0 comentários:

Postar um comentário