Anuncio

-

Em férias, profissionais não se desligam do trabalho


Niviane Magalhães   (nmagalhaes@brasileconomico.com.br) 


Quase 35% dos "viciados em trabalho" usam o computador entre uma e três horas diárias mesmo em 
período de férias
Quase 60% dos brasileiros declaram atuar em um ritmo reduzido nas férias, mas enviando e-mails e fazendo ligações

A vida frenética do trabalhador tem atingido cada vez mais a população. Segundo pesquisa feita pela 

Regus, pelo menos 51% dos profissionais no Brasil não conseguem relaxar durante as férias. Destes, 

34% trabalham entre uma e três horas diárias mesmo em período de folga.
O número sobe quando relacionamos o trabalho com os notebooks e smartphones. Quase 60% dos brasileiros declaram atuar num ritmo reduzido nas férias, mas enviando e-mails e fazendo ligações.

"Por causa dos avanços tecnológicos, os funcionários estão sempre conectados e é muito fácil cair na tentação de checar e-mails e finalizar tarefas. Isso pode ser constatado principalmente no Brasil, onde um terço dos profissionais diz sentir um alto patamar de estresse no trabalho", diz Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil.
Na opinião da psicóloga Regina Célis, isso se deve a um comportamento de fuga. "A pessoa foge de contato consigo ou de questões familiares. Com o tempo, ela pode desenvolver um comportamento compulsivo e ter problemas em relacionamentos, angústia, medo, gastrite ou cardíaco", destaca.
A psicóloga avalia ainda que esse quadro está aumentando mais entre as mulheres. "Infelizmente, elas ainda precisam provar sua competência e elas se exigem muito, além de cuidar dos filhos e da casa".
E a melhor forma da empresa melhorar este cenário é atuando no preventivo. "Hoje, existem empresas que, eventualmente, fazem sessões de fisioterapias, acupuntura e massagens", destaca.
Já Ribeiro acredita que "as empresas precisam procurar meios de aumentar a eficiência e a produtividade para evitar que seus colaboradores levem tarefas para serem concluídas em casa, se quiserem garantir que a equipe continue feliz, saudável e produtiva", pontua.
De acordo com o diretor, desligar um pouco do trabalho é imprescindível, e pode fazer toda a diferença entre um funcionário saudável e um profissional esgotado e estressado. "A mente agitada gera muita ansiedade, o que acaba se tornando improdutivo também para empresa, e vai gerar maior número de faltas".

Fonte: Fenacon

0 comentários:

Postar um comentário